Construído no primeiro quartel do séc. XX, o edifício, de propriedade da Santa Casa de Misericórdia integra, como destaque, o conjunto monumental formado pelos edifícios do Bairro do Recife, de estilo Eclético, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Caracteriza-se pelo tratamento volumétrico e decorativo de seis imóveis, em um único volume, ocupando a quadra formada pelas Av. Marquês de Olinda, Rua da Madre de Deus, Vigário Tenório e Cais da Alfândega, Recife-PE.
Os trabalhos de restauração das fachadas, com erudita profusão de formas, executadas em estucaria e coberturas com estrutura metálica e telhas francesas, tem Certidão de Acervo Técnico registrada no Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU- PE sob o Nº251555, sendo desenvolvidos no período de 15/11/2010 a 08/05/2012.
Estiveram envolvidos no desenvolvimento da obra, 75 (setenta e cinco) profissionais, entre Arquitetos, Mestres Artífices de Estucaria e Marcenaria, Pedreiros, Serralheiros, Auxiliares e Encarregados.