Portfolio slider image
Portfolio slider image

DIÁRIO DE PERNAMBUCO

De significativa representatividade, no âmbito da preservação do patrimônio cultural material e imaterial para a Cidade do Recife e Estado de Pernambuco, o edifício e respectivo conjunto arquitetônico será objeto de requalificação para a implantação de empresas ligadas à Tecnologia de Informação - TI, que façam parte do ecossistema do Porto Digital. Neste sentido, a proposta de conservação e restauro está focada no resgate da essência do bem, sua espacialidade, materiais de revestimentos, esquadrias e elementos decorativos.

O monumento, de gosto eclético, conhecido como Palacete da Pracinha do Diário foi erguido em 1901 / 1903, através da junção de dois lotes, pelo Conselheiro Rosa e Silva para abrigar o jornal “DIÁRIO DE PERNAMBUCO”, fundado em 7 de novembro de 1825, por Antonino José de Miranda Falcão, sendo hoje o jornal mais antigo em circulação na América Latina.

Em 1901, Francisco de Assis Rosa e Silva, então conselheiro que chegara ao Recife por volta de 1896, chefe local do Partido Republicano Federal, passa a ser o novo proprietário.

Entre 1918 – 1921, já na administração de Carlos Benigno Pereira de Lira e seu filho Carlos Lira, o prédio ganhou mais um pavimento, além da famosa torre do carrilhão, relógio que marca as horas com música, tendo sido instalado sobre a cúpula. Ainda que as obras não estivessem concluídas, o carrilhão foi inaugurado com grande festa na passagem do ano de 1920 para 1921. Sob o comando de Lira Filho, Gilberto Freyre foi convocado para organizar a grande festa celebrada na ocasião do Centenário do Diário em 1925.

No ano de 1931 o Jornal foi vendido aos Diários Associados, empresa de informação nacional, criada por Assis Chateaubriand.

Encerrada as atividades do jornal Diário de Pernambuco, em sua antiga sede, o Governo do Estado promoveu a desapropriação, com fins de utilidade pública em fevereiro de 2004, cedendo-o, a partir de 2016 para Núcleo de Gestão do Porto Digital.

O Projeto de Conservação e Restauração da Antiga Sede do Diário de Pernambuco, situada à Praça da Independência, Nº 12, Bairro de Santo Antônio, Recife-PE, em atendimento ao contrato celebrado com o Núcleo de Gestão do Porto Digital foi desenvolvido de março a dezembro de 2016. Contempla o edifício histórico, sendo composto das etapas de Pesquisa Histórica, Levantamento Topográfico do Conjunto Arquitetônico, atualização do Inventário Arquitetônico, análise de Danos e Patologias, Projeto de Conservação e Restauro, Projeto de Requalificação; Caderno de Encargos e Especificações Técnicas, elaboração de Orçamento de Obra e Cronograma Físico e de Desembolso Financeiro.