O edifício, de propriedade da Santa Casa de Misericórdia, foi projetado em estilo neoclássico pelo Engenheiro Mamede Alves Ferreira em 1847 e construído em 1861. Edificado no sistema “Pavillon”, é constituído de alvenarias de tijolos maciços, lajes de concreto armado e cobertura estruturada em madeira recoberta com telhas canal. As fachadas são adornadas, com detalhes em estucaria. O conjunto é tombado em nível estadual pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE e está inserido pela municipalidade na Zona Especial de Preservação Histórica N° 18 – ZEPH 18 da Lei 16.176/96.
A empresa foi contratada para Execução do Inventário Arquitetônico e elaboração das Diretrizes para Restauração do Hospital Pedro II, situado à Rua dos Coelhos, N° 200, Bairro da Boa Vista, Recife – PE, objeto do contrato celebrado entre o Instituto Materno Infantil Prof. Fernando Figueira – IMIP, com Anotação de Responsabilidade Técnica - ART / CREA – PE, registrada sob o N° 01-0066843, de 25/04/2007.
O projeto consistiu na elaboração e ordenação dos procedimentos técnicos e reunião dos subsídios teóricos norteadores dos processos de restauro. É composto pelo Levantamento Arquitetônico, Mapa de Danos, Detalhamento Técnico, elaboração das Diretrizes e Proposta de Restauro, Planilha Orçamentária e Cronograma Físico e de Desembolso Financeiro, cujos trabalhos foram desenvolvidos no período de 01/06/2006 a 01/06/2007.
A empresa executou ainda o acompanhamento da obra e orientação quanto a aplicação e desenvolvimento dos processos e técnicas de conservação e restauro entre os anos de 2007 e 2010.