Portfolio slider image
Portfolio slider image
Portfolio slider image
Portfolio slider image

SOBRADO Nº 156 DA RUA DAS “CREOULAS” – IEP Nº25

Edifício residencial, da arquitetura classicista, tendência dominante do segundo quartel do século XIX, com excelentes qualidades construtiva, volumétrica e decorativa. O exemplar, atualmente, isolado no terreno, livre dos anexos incorporados ao longo de sua trajetória histórica, bem poderia figurar ao lado de outros exemplares da arquitetura residencial, citados no livro “o Classicismo Arquitetônico do Recife Imperial”, de autoria do professor do departamento de arquitetura da UFPB – Alberto Souza, por enquadrar-se nas suas descrições de volume, elementos construtivos e decorativos - empenas, modenaturas, platibandas, cercaduras, cunhais, cornijas e arquitraves. O revestimento da fachada principal em azulejo é referenciado no livro “o Azulejo na Arquitetura Civil de Pernambuco” com pesquisa e texto de Sylvia Tigre de Hollanda Cavalcanti e António de Menezes Cruz, como padrão português 13,5cm x 13,5cm, do século XIX.

Com atributos superlativos o imóvel é referência para conhecimento e estudo da evolução da arquitetura, do modo construir e de habitar dos séculos XIX e XX.

O trabalho teve como objetivo a apresentação do Projeto de Conservação e Restauro do Imóvel Especial de Preservação – IEP Nº25, situado à Rua das “Creoulas”, Nº 156, Bairro das Graças, Recife – PE, contratado pela Primeira Igreja Presbiteriana do Recife, em atendimento às exigências contidas na Carta Convite Nº 038/14, Processo Nº 07.21489.3.13 da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural – DPPC / SECULT, da Prefeitura do Recife e foi desenvolvido de maio a julho de 2014.

O referido projeto é composto pela Pesquisa Histórica, Levantamento e Inventário Arquitetônico, Estudo de Danos e Patologias – estado de conservação e Mapa de Danos, Proposta de Restauro, Detalhamento Técnico, Caderno de Especificações Técnicas, Orçamento de Obras, Cronograma Físico e de Desembolso Financeiro.