Portfolio slider image
Portfolio slider image
Portfolio slider image

LICEU DE ARTES E OFÍCIOS

Com o fim da Guerra do Paraguai, o Imperador Pedro II manifestou o desejo de retribuir os esforços dos cidadãos, com a construção de edifícios apropriados ao ensino de escolas primárias. Na realidade tratava-se de preparar a transição de uma mão de obra pobre, escravocrata, num ambiente de severas dificuldades do estado em manter a ordem pública e promover a educação, para o trabalho livre e para a “moderna industrialização”. Assim, o Presidente da Província, declarou ter resolvido a edificação de uma casa apropriada para nela estabelecer as escolas de instrução para adultos da classe operária, e com doação da Associação Comercial Beneficente e do Barão do Livramento mandou construir o Palacete do Liceu de Artes e Ofícios. No dia 15 de abril de 1871 a Província contrata para a administração do Liceu a Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais de Pernambuco.

Por diversos fatores políticos e dificuldades de meios, a construção se prolongou por nove anos, até que superadas as dificuldades no dia 21 de novembro de 1880, quando a Sociedade dos Artistas festejou o 39º aniversário da sua instalação, celebrou-se também a festa solene da inauguração do edifício do Liceu.

Trata-se, de um dos representantes da arquitetura pública, testemunho do estilo clássico imperial no Recife, pertencente à Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP.

O edifício é tombado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE - Processo de Tombamento nº 2.702/1991, Decreto Estadual de Homologação nº 17.348, de 28/02/1994.

O Projeto de Requalificação, Conservação e Restauro do conjunto arquitetônico do Liceu de Artes e Ofício de Pernambuco, situado à Praça da República, 281, Bairro de Santo Antônio, Recife – PE, foi contratado pela Fundação Antônio dos Santos Abranches, então Produtora Cultural do projeto Nº 0661/13, patrocinado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura – FUNCULTURA, linha de ação Nº07, na área de Patrimônio.

O referido projeto, composto pela Pesquisa Histórica, estudo das características construtivas do edifício – Registro da Evolução do Conjunto Arquitetônico, Levantamento e Inventário Arquitetônico, Estudo de Danos e Patologias – Estado de Conservação e Mapa de Danos, Projeto de Requalificação, Conservação e Restauro, Projeto de Adequação e Acessibilidade, Relatório de Especificações Técnicas e Processos, foi desenvolvido de dezembro de 2013 a julho de 2014.